Geração Z acelera mudança nas montadoras pela sustentabilidade
Pessoas nascidas entre 1995 a 2010, chamadas de geração Z, são jovens altamente conscientes sobre seus hábitos de consumo, criando, portanto, um estilo de vida muito conectado com as questões socioambientais.
Estes jovens consumidores têm seus valores e princípios como principal fator para tomar uma decisão de compra, preferindo, inclusive, pagar mais caro para consumir produtos e serviços de marcas mais ecofriendlys.
Com isso, o mercado já começa a sentir o impacto de uma demanda altamente sustentável, que só tende a crescer.
Falando do segmento automotivo, a parcela de
compradores que estariam dispostos a pagar mais por veículos mais sustentáveis
ainda representa apenas 1/3, constituída essencialmente por jovens adultos.
Isso é o que indica a pesquisa realizada pela Simon-Kucher
& Partners. O intitulado Estudo
Global de Sustentabilidade 2022, aconteceu entre julho e agosto e ouviu 1.003
consumidores norte-americanos.
Levando em conta que as gerações passadas têm menor interesse pelas questões ambientais e que a geração Z está apenas começando a se tornar um público consumidor, é coerente que a balança esteja pendendo para o outro lado. Porém, é certo que com o passar do tempo, os números favoráveis à sustentabilidade ganharão corpo.
Assim, as montadoras têm alguns anos para aproveitar esse sinal verde, acelerando a pesquisa e desenvolvimento de soluções que gerem menor impacto ambiental.
Veja também: A janela de negócios da indústria automotiva brasileira está fechando?
A partir de 2030, o sinal já fica amarelo, pois os prazos para venda de veículos a combustão estarão encerrando em alguns países. Além disso, este será o tempo necessário para que 100% da geração Z passe a fazer parte do público consumidor, exercendo uma pressão muito maior a respeito da sustentabilidade.
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