Governança
Corporativa
Missão
Fornecer sob encomenda ao mercado consumidor de produtos em ligas ferrosas, uma alternativa de fornecimento a partir do processo de microfusão, que represente a melhor relação custo-benefício, em função da redução relevante no custo de aquisição e do aumento na liberdade de criação de produtos mais compactos, mais leves, mais confiáveis e mais funcionais.
Visão
Obter reconhecimento nacional e internacional, por ter atingido um padrão de excelência empresarial e por ser a empresa líder nacional em volume de vendas e em tecnologia de processo e manufatura.
Valores
Ética: permanente a busca do bem comum para a Fupresa e seus stakeholders.
Confiança e Respeito: Respeito, consideração e confiança mútuas, assim como comunicação sincera, devem permear as relações interpessoais na Fupresa.
Confiabilidade: Elemento fundamental na relação com clientes e fornecedores. Compromissos assumidos devem ser cumpridos.
Competividade e rentabilidade: Devem coexistir de maneira equilibrada e harmoniosa. O preço do produto é determinado pelo mercado e a rentabilidade deve ser assegurada através do aproveitamento maximizado dos recursos disponíveis.
Nossos
Compromissos Permanentes
Segurança em primeiro lugar
Objetivo: proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Colaboradores multifuncionais
Objetivo: desenvolver e implantar processos produtivos estáveis e que sejam amigáveis para a produção.
Base de fornecedores confiável e competitiva
Objetivo: ter base de fornecedores com qualidade garantida.
Voz do cliente sempre presente
Objetivo: entender e atender as necessidades dos clientes.
Processo robusto e execução perfeita
Objetivo: proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Melhoria contínua com foco no Zero Ótimo
Objetivo: eliminar completamente os acidentes, os defeitos de qualidade, as perdas e os desperdícios, através da participação e colaboração de todos.
COMPROMISSO GERAL E PERMANENTE
MENTALIDADE DO GESTOR PARA A SEGURANÇA:
Colocar a segurança em primeiro lugar.
Perseguir incansavelmente o objetivo de zero acidentes.
Prover os recursos necessários para que tudo seja feito com absoluta segurança.
Respeitar os requisitos legais e outros requisitos subscritos.
Cumprir e zelar pelo cumprimento de todas as normas e procedimentos estabelecidos para garantir a segurança no trabalho, promovendo a conscientização e atuando de forma responsável e ambientalmente correta.
Adotar uma postura preventiva em relação aos riscos potenciais de acidentes.
Adotar uma postura preventiva em relação à melhoria contínua dos aspectos significativos da segurança.
Capacitar colaboradores para garantir a adequada conscientização e a correta aplicação dos preceitos e boas práticas de segurança.
Praticar a gestão à vista para disseminar informações pertinentes e relevantes, fomentando a cultura do zelo pela segurança.
Identificar a causa real de qualquer acidente ou incidente e aplicar o ciclo PDCA, visando eliminar a possibilidade de recorrência.
MENTALIDADE DO GESTOR PARA A QUALIDADE:
Qualidade acima de tudo! Só a segurança tem prioridade sobre a qualidade.
Alinhar a qualidade do fornecimento com a necessidade explicitada pelo cliente.
Fazer a coisa certa, da forma certa. Combinar um processo robusto com uma execução perfeita.
Praticar e promover a difusão da ferramenta matriz QA para combater defeitos esporádicos e crônicos de qualidade e eliminar a possibilidade de recorrência.
Prestar atenção à dispersão, identificar suas causas e reduzi-la.
Manter o foco prioritário nos métodos de trabalho, e não apenas nos resultados.
Nunca enviar defeitos ou erros para a próxima etapa do processo, pois, ao final, eles podem chegar ao cliente.
Tomar decisões com base em fatos e dados, e não em suposições.
Gerenciar o ciclo PDCA de forma diligente.
Adotar uma postura preventiva e proativa, antecipando riscos e tomando ações que garantam a segurança em cada etapa do processo.
MENTALIDADE DO GESTOR PARA MELHORIA CONTÍNUA

AS 3 MENTALIDADES PARA COLABORADORES
MENTALIDADE PARA A SEGURANÇA
OBJETIVO: AMBIENTE SEGURO E SAUDÁVEL
- Colocar a segurança em 1º lugar
- Cumprir rigorosamente todas as normas e procedimentos estabelecidos para a garantia do trabalho com segurança e a preservação do meio ambiente
- Emitir cartão de segurança para notificar condição insegura e/ou ato inseguro no posto de trabalho ou em seu entorno
- Parar a produção e avisar o líder quando as condições de trabalho apresentarem risco à integridade física
MENTALIDADE PARA A QUALIDADE
OBJETIVO: ZERO DEFEITO DE QUALIDADE
- Só a segurança tem prioridade sobre a qualidade
- Fazer certo a coisa certa
- Avisar o líder quando ocorrer defeito repetitivo de qualidade
- Avisar o líder quando as condições de trabalho atrapalharem a qualidade
- Avisar o líder quando receber produto defeituoso da operação anterior
- Nunca transferir produto defeituoso para a operação seguinte
MENTALIDADE PARA A MELHORIA CONTÍNUA
OBJETIVO: MELHORIA CONTÍNUA
- Melhorar a segurança do posto de trabalho e em seu entorno
- Melhorar a qualidade no trabalho
- Melhorar a produtividade e a eficiência
- Melhorar o nível de conhecimento e de habilidades multifuncionais
- Girar a roda da prosperidade