Garantia de alta qualidade

PROCESSOS -
Uma visão da qualidade

O processo de microfusão CGP (vazamento por contra gravidade) envolve várias etapas e se diferencia pela complexidade das peças que podem ser produzidas através deste. Ele permite ao idealizador do projeto a liberdade de criação e design, contando com elevada qualidade de replicação, precisão dimensional e conjunto de ligas metálicas. O fluxograma abaixo demonstra as etapas do processo.

Moldes de Injeção

Os moldes de injeção são produzidos através de processos de usinagem de alta precisão (via CAM – Computer-Aided Manufacturing). Seu composto é perfeitamente moldado e desenhado de acordo com o projeto de engenharia da peça.

Modelos de Cera

O primeiro processo na fabricação das peças microfundidas é a injeção de cera líquida em alta temperatura nas matrizes resfriadas. Tudo é isto realizado em equipamentos de precisão de injeção e com os devidos controles de pressão e temperatura.

Árvore de Cera

Cada uma das peças em cera rígida agora são acopladas e fundidas em um suporte de cera, formando então, uma árvore com várias unidades acopladas. Este será o suporte para receber os banhos das próximas etapas.

Moldagem

Cada árvore de cera receberá diversos banhos de lama especial, devidamente desenvolvida, que irão formar um revestimento cerâmico com a estrutura e resistência necessárias.

Deceragem

Nesta etapa a árvore de cera com o revestimento cerâmico será colocada em autoclave onde ocorrerá a retirada da cera através do aquecimento com vapor, originando assim o molde cerâmico. A cera eliminada será direcionada para um sistema de reaproveitamento, onde será devidamente recuperada e posteriormente reutilizada.

Calcinação

Os moldes cerâmicos são levados ao forno de calcinação a uma temperatura de aproximadamente 1.000 ºC. Isto eliminará qualquer resíduo de cera e proverá a resistência e rigidez necessárias para os moldes.

Liga Metálica

A elaboração da liga metálica segue rigorosamente a especificação determinada pelo cliente, cuja composição química é verificada e garantida durante o processo de fundição (verificação através de espectrômetro).

Vazamento CGP

É nesta etapa que o principal diferencial da Fupresa é aplicado. O molde cerâmico devidamente calcinado é introduzido na câmara metálica, que colocará o molde em contato com o metal líquido. Este será aspirado por vácuo [CGP (vazamento por contra gravidade)], preenchendo as cavidades do molde e assim formando as peças finais.

Desmoldagem

Após resfriados totalmente, os moldes preenchidos são submetidos à impactos controlados, que são responsáveis por quebrar a cerâmica liberando as peças metálicas. Para a remoção completa da cerâmica, as peças são submetidas a uma câmara de jateamento de granalha de aço.

Usinagem

O acabamento fino é realizado peça por peça, hora por máquinas automatizadas de usinagem (CNC), hora realizados por equipamentos/processos específicos.

Inspeção Final

Após finalização dos processos as peças são submetidas à dispositivos “poka-yoke”, uma a uma. Profissionais inspecionam 100% do produto final, que posteriormente será embalado conforme especificação do cliente.

UM GUIA DO PROCESSO DE MICROFUSÃO

GUIA DO PROJETO

A Fupresa preparou um guia completo direcionado ao profissional de engenharia. Este guia possui informações técnicas, definições e conceitos valiosíssimos para o conhecimento do processo de microfusão e suas possibilidades.

MICROFUNDIDO SUBSTITUINDO

FUNDIDOS E FORJADOS

Quanto maior a participação do custo de usinagem no custo final do fundido ou forjado, maior será a vantagem na adoção do processo CGP (vazamento por contra gravidade) para fabricação do item em questão.

Como o processo CGP (vazamento por contra gravidade) permite a obtenção de paredes extremamente finas (a partir de 1mm) torna-se viável o projeto de itens com substancial redução de peso quando comparado às possibilidades dos processos de fundição convencional ou forjamento.

A liberdade para projeto de produtos com formas complexas é um outro diferencial competitivo do processo CGP (vazamento por contra gravidade) uma vez que os processos de fundição convencional e de forjamento apresentam severas restrições à adoção de formas geométricas mais complexas.

MICROFUNDIDO SUBSTITUINDO

SOLDADOS E USINADOS

Produtos obtidos por soldagem de componentes metálicos podem ser fornecidos economicamente a partir do processo CGP (vazamento por contra gravidade) desde que o produto soldado a ser substituído pelo microfundido, requeira operações mecânicas pós- soldagem que elevem o custo final do produto (por exemplo, usinagem e endireitamento).

Processos de usinagem a partir de barras em aços com baixa usinabilidade têm sido substituídos, com sucesso, pelo processo CGP (vazamento por contra gravidade).

Agregação de Valor

Conjuntos Mecânicos

Construídos a partir de peças microfundidas associadas a componentes obtidos por tecnologias diversas (plásticos, borrachas, porcas, parafusos, etc).

Acabamentos Mecânicos

Tais como endireitamento mecânico, cunhagem, usinagem e vibroacabamento são utilizados rotineiramente para atendimento às especificações dimensionais e/ou geométricas mais estreitas que não podem ser obtidas diretamente no microfundido.

Tratamentos Térmicos

Tecnologias de acabamento metalúrgico tais como tratamentos térmicos sob atmosfera controlada e têmpera por indução estão disponíveis internamente.

Tratamentos Galvanoplásticos

Tratamentos galvanoplásticos também estão disponíveis através de subcontratos com fornecedores qualificados e certificados ISO-9000.

VANTAGENS DO PROCESSO

01

Melhor aproveitamento do metal vazado

02

Economia substancial de energia

03

Aumento do número de peças por molde

04

Peças com maior resistência e durabilidade

05

Liberdade total no projeto da peça

06

Economia final na aplicação das peças

07

Qualidade superior e maior precisão dimensional

Account details will be confirmed via email.