CONCEITOS SOBRE
FUNDIÇÃO E MICROFUNDIÇÃO
O QUE É A FUNDIÇÃO?
A fundição se trata da manipulação do metal fundido (aquecido até se tornar líquido) como meio de confeccionar peças metálicas para diversos mercados. Ela consiste, essencialmente, em preencher a cavidade de um molde com metal líquido (fundido).
Mesmo sendo uma das tecnologias mais primordiais da metalurgia, a fundição é considerada até hoje uma técnica muito versátil, por ser capaz de produzir peças metálicas de variados tamanhos e formatos com grande economia de recursos.
O QUE É MICROFUSÃO?
ENTENDA A DIFERENÇA.
A fundição por microfusão ou cera perdida é um método antigo e específico, onde é possível obter peças fundidas com grande riqueza de detalhes e precisão, além de alcançar fino acabamento. Este processo pode produzir peças acabadas, sendo uma opção para eliminação de operações de retrabalho, solda e usinagem, presentes em processos como forja de metais.
Na microfusão, basicamente, são produzidos modelos em cera que são cobertos por uma camada cerâmica que dá origem ao molde cerâmico, capaz de suportar a pressão e temperatura do metal líquido. Após a solidificação da liga metálica, são aplicados choques mecânicos ao molde, onde a cerâmica se parte e é removida através de jatos de granalha de aço e ferramentas próprias.
TIPOS DE MICROFUSÃO
Dentro do processo de microfusão existem diferentes formas de se realizar o vazamento do metal fundido, o que interfere diretamente em diversas características da peça final.
O método mais tradicional é o vazamento por gravidade, onde o metal é adicionado no topo do molde e preenche seu interior pela ação da gravidade. Um procedimento simples que funciona bem para peças de massa muito grande, sem paredes finas.
A Fupresa faz uso deste procedimento nos projetos mais pertinentes, entretanto, em 95% dos casos, é utilizado o CGP (vazamento por contra gravidade). Através desta tecnologia exclusiva da Fupresa, é possível obter:
- Melhor aproveitamento do metal vazado
- Economia Substancial de energia
- Aumento do número de peças por molde
- Peças com maior resistência e durabilidade
- Liberdade total no projeto da peça
- Economia final na aplicação das peças
- Qualidade superior e maior precisão dimensional
PORTFÓLIO
MERCADOS ATENDIDOS PELA MICROFUSÃO
MICROFUSÃO PARA MONTADORAS
e máquinas agrícolas.
O diferencial da microfusão e fundição para montadoras é a flexibilidade frente às adaptações de cada projeto e a qualidade perante as criteriosas exigências - tanto em relação ao produto final, quanto à documentação técnica requerida.
A Fupresa possui expertise neste setor, atendendo a indústria automobilística há mais de 30 anos, com clientes como Volkswagen, Fiat, Scania, Renault, entre outros.
MICROFUSÃO PARA MÁQUINAS INDUSTRIAIS
O maquinário industrial demanda mecanismos impecáveis e de alta resistência para suportar elevadas temperaturas, atrito de compressão e força, bem como desgaste. As peças fundidas são capazes de atingir a excelência em peso, forma, qualidade e economia.
MICROFUSÃO PARA SETOR ALIMENTÍCIO
MICROFUSÃO PARA ÁREA HOSPITALAR
MICROFUSÃO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
MICROFUSÃO PARA ARMAS LEVES
MICROFUSÃO PARA EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Além de atender demandas específicas de cada mercado, a Fupresa atende projetos personalizados. Entre em contato e faça seu orçamento!