Motor que roda com qualquer combustível? Confira a novidade da Cummins

Diesel, gasolina, etanol, hidrogênio – para o novo motor da Cummins, tudo é possível. De olho no futuro do mercado, a nova plataforma universal de motores é uma proposta inédita na indústria automobilística, com condições para atender todos os segmentos.

A aposta vai na contramão da tendência de eletrificação dos veículos automotores. Entretanto, enquanto os motores a combustão forem uma realidade, ainda existe espaço a se explorar. Por isso, além de proporcionar veículos multicombustíveis, a nova solução permite uma menor emissão de carbono, maior facilidade na fabricação e manutenção, diminuindo custos.

Como funciona o motor universal da Cummins

A novidade é diferente dos motores flex, onde o ajuste é automático.

Ela consiste em uma base comum – bloco, pistões, virabrequim, bielas e outras peças inferiores do motor são iguais em todos os modelos – e peças intercambiáveis – componentes localizados acima da junta do cabeçote são trocados de acordo com o combustível a ser utilizado.

Destinado em primeira instância para máquinas pesadas usadas na agricultura e construção, o motor traz um bloco de seis cilindros e um turbo de geometria variável capaz de entregar entre 155 a 326 CV. Caso tenha boa aceitação, o transporte rodoviário é o próximo a ser contemplado pela tecnologia.

É claro que para um projeto como esse rodar perfeitamente, é necessário contar com peças de extrema qualidade e precisão. Você sabia que a Fupresa atende o mercado de veículos leves, pesados e agrícolas, oferecendo componentes microfundidos para motor, transmissão e carroceria?

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