Mulheres no volante: eventos automotivos de 2022 dão exemplo de diversidade

O retorno dos eventos automotivos não é a única novidade do segmento de 2022: as atrações como Fenatran, São Paulo Motor Experience e Salão Duas Rodas, conhecidas por atrair um público mais masculino, agora possuem potencial para se tornarem mais inclusivas.

Isso se deve a uma conquista histórica: pela primeira vez, os eventos organizados pela RX (antiga Reed Exhibitions) contam com lideranças femininas. São elas: Amanda Franza, na chefia da área de marketing do SPMXP e Salão Duas Rodas, Ana Paula Pinto, responsável pela Fenatran, e Mariana Souza, na gerência de marketing da Fenatran e Automec.

Por anos a fio, a presença de mulheres nestes espaços se resumiu a modelos sexys posando ao lado dos veículos. Mas isso vem mudando: na última edição, em 2018, marcas como Jeep, Fiat e Nissan introduziram recepcionistas de ambos os gêneros e com roupas mais compatíveis com as propostas apresentadas do que seus atributos físicos. Já a Ford optou por apenas apresentar os carros, sem modelos. Além disso, a SPMXP já conta com mais de 50% dos cargos de gestão ocupados por mulheres.

 “A transformação tem que ser de dentro para fora. Precisamos de mulheres pensando para mulheres. Por isso, vamos criar ações e experiências com foco também no público feminino, queremos um evento com mais equidade de gênero e que seja para toda a família.” – declarou Amanda Franza.

Além de a divulgação dos eventos estarem sendo direcionadas para ambos os gêneros, algumas experiências serão comandadas por mulheres, como a pista de drift, por exemplo.

Segundo a pesquisa Diversidade no Setor Automotivo da Automotive Business, 47% das empresas do segmento automotivo consideram o tema estratégico para seus negócios, contando com projetos estruturados de inclusão de mulheres e população negra, LGBTQI+ e portadores de deficiência.

Podemos esperar, então, a expansão de espaços igualitários nas montadoras, bem como eventos do setor.