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Confira nesta seção os nossos artigos voltados ao mercado de Microfusão, peças fundidas e metalurgia.
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Como será o futuro da mobilidade? #Automóveis #Mobilidade #Indústria #Automotores

Há mais de três décadas que sistemas eletrônicos são desenvolvidos e aprimorados, e com isso, motores automotivos vem sendo evoluídos de acordo com as crescentes exigências dos clientes e legisladores. Muito se discute sobre o tema, já que a digitalização e a conectividade estão em alta no ramo. A busca por eficiência é resultado do trabalho árduo de profissionais com diferentes formações técnicas, como mecânicos, químicos, eletroeletrônicos, especialistas em materiais, computação, processamento de dados e entre outros. Para esses profissionais, o exercício é complexo. Portanto, é necessário passos adicionais na capacitação, já que os veículos caminham para um nível avançado de integração das diversas áreas. Se faz importante então, aquele que tem visão estratégica das inter-relações do sistema, envolvendo big data e IoT. É de interesse das organizações que se fazem presentes na cadeia, investirem nessa mão de obra dinâmica, a fim de buscar seu lugar atualizado no mercado. Além

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Os carros elétricos e a problemática das baterias a base de metais #Carros #Elétricos #Indústria #Automotores

Os carros elétricos são a nova aposta ecológica da sociedade contemporânea. Para unir sustentabilidade e eficiência, diversas montadoras estão buscando resoluções para aumentar a capacidade das baterias dos veículos, sem prejudicar o custo de tal. A Volkswagen por exemplo, anunciou que vai mudar as células de sua bateria, aumentando a quantidade de Níquel. Atualmente, as baterias são compostas por 65% de níquel, 15% de cobalto e 20% de manganês. Segundo Frank Blome, chefe de células de bateria da montadora, a partir do próximo ano, as baterias serão compostas por 80% de níquel, 10% de cobalto e 10% de manganês. Entretanto, a exploração desses componentes remete a conflitos sobre o impacto da mineração no meio ambiente. O que é um tanto quanto preocupante no ramo. Além disso, a dependência das marcas sobre o cobalto e o níquel acarreta mais custos à produção, já que são caros devido seu complexo processo de extração. Com isso,

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Parceria entre CPFL e Volkswagen Caminhões e Ônibus #Volkswagen #CPFL #Indústria #Automotores

Com a criação de um laboratório de mobilidade elétrica em Indaiatuba (SP), a CPFL e a Volkswagen Caminhões e Ônibus firmam parceria na área de mobilidade elétrica no Brasil, apoiado no programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).  A colaboração entre as empresas é focada para substituir 100% da frota de veículos operacionais por seus equivalentes elétricos e do desenvolvimento de um sistema inteligente de recarga para veículos. “Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Aneel e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa”, afirma Renato Povia, diretor de estratégia e inovação da CPFL. “A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo Traton, do qual faz parte a VW Caminhões e

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Investimentos e a nova linha de extrapesados da Volkswagen #2020 #Volkswagen #Indústria #Automotores

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) investe R$500 milhões em ampliações e modernização industrial em sua planta em Resende (RJ) para fabricação e estudos em extrapesados. Além disso, outros R$500 milhões foram destinados ao desenvolvimento de novos cavalos mecânicos, incluindo trabalhos de engenharia, nacionalização de componentes, montagem de protótipos e testes de rodagem em seis estados brasileiros e também no exterior. O projeto da nova linha de extrapesados, Meteor, já consumiu metade da verba total (R$1 bilhão). A nova família auto da VWCO, representa o resultado de todos os estudos de desenvolvimento acerca da Indústria 4.0, realizada pela companhia até o momento. Pois, os caminhões contarão com tecnologias inéditas que promovem conectividade entre motorista e máquina. Os veículos foram paramentados com equipamentos para monitorar e colher dados de 300 pontos do caminhão, desde um suporte de roteiro de chicote a um eixo inteiro, consolidando assim o maior programa de aquisição

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Petrobrás passa a produzir nova gasolina #2020 #Petrobrás #Indústria #Automotores

Devido à constatação de efeitos negativos nos automóveis, gerados pelo combustível vendido no Brasil, como quebra de motores novos depois do abastecimento e aumento de consumo, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) passou a adotar novas especificações em sua fórmula, adaptando o RON – sigla em inglês para Research Octane Number, método de pesquisa mais usado na Europa, que avalia a resistência da gasolina à detonação com o motor carregado e em baixa rotação de até 3000 rpm – que era baixo.  “Tínhamos à venda no País gasolina com massa baixa, chegamos a ver com 680 kg/m3, que aumenta o consumo. Por isso foi importante especificar o mínimo de 715 kg/m3 que passa a valer agora”, explica Rogério Gonçalves, especialista em combustíveis da Gerência de Desenvolvimento de Produtos da Petrobras. A nova gasolina, reduz o consumo de 4% a 6%. A Petrobras então, já está produzindo

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General Motors é reconhecida por excelência na utilização de energia sustentável #2020 #GeneralMotors #Indústria #Automotores

A fabricante General Motors, foi reconhecida por sua excelência em utilizar a energia de modo consciente, registrando 56% de redução no consumo de gasto médio por veículo, nas instalações de Rosario, na Argentina, e no setor de estamparia da unidade de São José dos Campos, entre 2003 e 2019. O prêmio, chamado Energy Star Challenge for Industry, é um padrão internacional para o consumo eficiente de energia. As plantas de Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Equador já haviam sido premiadas. A conquista está relacionada às iniciativas da companhia, em obter um futuro mais consciente e sustentável. A operação de Rosario, reduziu seu consumo por unidade em 10,4% entre 2017 e 2019 e a fábrica de estamparia, do Complexo Industrial de São José dos Campos diminuiu em 24,3% no mesmo período. Tal eficiência energética foi alcançada graças à otimização dos processos produtivos, a substituição

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Novo Peugeot 208 #2020 #Peugeot208 #Indústria #Automotores

A Peugeot do Brasil anunciou o primeiro teaser da nova geração do modelo compacto, o 208, que será produzido na Argentina. O veículo vai ser o primeiro a ser feito sobre a nova plataforma modular do grupo PSA, a CMP – Commom Modular Platform. Segundo o comunicado concedido pela montadora, o modelo contará com um equipamento 3D chamado i-Cockpit, em que fornecerá informações para o motorista, através de imagens em três dimensões. A tecnologia oferece cinco modos de visualização, sendo dois personalizáveis, de acordo com as preferências do condutor. Destaca-se também, que, as suspensões passaram por adaptações, com cerca de 10 mm de elevação, bem como a calibração dos sistemas. O motor 1.6 EC5 também teve que ser modificado, com novos suportes e novo cárter de óleo. Já em seu interior, os bancos contam com revestimento Alcantara original na versão de topo, sistema multimídia com Apple, CarPlay e Android Auto

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Volvo supera Audi no primeiro semestre de 2020 #Volvo #Audi #Indústria #Automotores

A Volvo Cars encerrou o primeiro semestre de 2020 à frente da Audi em números de emplacamento. Foram 2.690 unidades emplacadas no período, o que garante o terceiro lugar entre as marcas do segmento premium, ficando atrás somente da BMW (com 4.497 unidades) e Mercedes Benz (3.114). “Vamos batalhar pela segunda posição no segundo semestre. A diferença que nos separa da Mercedes é semelhante à vantagem que a Audi tinha sobre a Volvo no primeiro semestre do ano passado”, recorda o diretor geral de operações da Volvo Cars, João Oliveira. O bom desempenho  se deus graças aos utilitários XC40 e XC60, que foram lançados há mais de dois anos no Brasil e o primeiro, recebeu uma opção híbrida logo no início do ano.  “Em volume, são mesmo estes dois modelos que vão nos ajudar nessa busca pelo segundo lugar”, diz Oliveira. Apesar de contar com a crise econômica que o país

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Os investimentos e a nova divisão interna da Volkswagen #Volkswagen #Investimentos #Indústria #Automotores

O Grupo Volkswagen promete investir mais de €7 bilhões no desenvolvimento de softwares e tecnologias embarcadas em seus veículos nos próximos anos. Com a nova divisão interna do grupo, chamada Car.Software, a montadora quer elevar a participação ativa das tecnologias desenvolvidas, preservando seu domínio por elas. “Até 2025, queremos aumentar para 60% a parcela de softwares com desenvolvimento próprio. Atualmente essa proporção é inferior a 10%”, afirma o CEO da Car.Software, Christian Senger.  O grupo visa manter esse controle de toda a arquitetura do veículo – sobretudo os eletrônicos – para preservar as informações que serão compartilhadas quando o desenvolvimento de seus produtos tiverem a participação de outras empresas. Para o CEO, essa seria o único jeito de garantir a competitividade em longo prazo. Também acredita que esse esforço vale a pena por causa do grande volume de vendas de todo o grupo (11 milhões de unidades em 2019). A

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Setor de máquinas agrícolas cresce em meio às paralisações #MáquinasAgrícolas #Paralisação #COVID19

A indústria automotiva continua sofrendo os impactos da pandemia, que se iniciou na China, em janeiro. O país asiático é o maior mercado de veículos do globo e também um importante fornecedor de autopeças, o que ocasionou em uma ruptura considerável na importação de peças de outros países. Devido às medidas de presenças tomadas pelo país asiático, a produção chinesa pôde ser retomada em março, enquanto começavam as paralisações na Europa e Américas.  Contudo, no Brasil, a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias conseguiu registrar um crescimento dentro desses cinco meses de instabilidade, ao contrário do que verificou-se com os demais segmentos da indústria. “Embora não seja um crescimento tão claro porque se trata do repasse das fábricas para as concessionárias e não para o consumidor final, também é verdade que este é o maior acumulado para o período desde 2017”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Alfredo Miguel Neto. O

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