Neste ano, lideranças automotivas devem aumentar o foco nas tarefas críticas

Em épocas de transformações violentas, é essencial focar nas ações que trarão resultados a nós, e sempre perceber para quem aquilo fará a diferença.

No livro The Long Game (O longo prazo) do escritor Dorie Clark, ele cita que: um estudo da consultoria McKinsey mostra que gastamos 28% do nosso tempo processando e-mails. Outro, da Atlassian Group, ressalta que executivos participam de 62 reuniões por mês, em média. O autor conclui que o trabalho que realmente cria valor e pelo qual somos avaliados é o que fazemos no tempo que sobra.

Muitas vezes trabalhamos no automático atendendo agendas que interessam a outros e não a nós mesmos, ocupados demais com nossos clientes ou com entregas que teremos que fazer. Inundados por calls, leitura e elaboração de relatórios, quase nos tornamos incapazes de escolher onde alocar os limitados recursos que temos.

Concentrar-se nas tarefas e compreender o que nossa empresa/área quer alcançar é uma forma de reverter essas situações e focar no essencial. Escolher que ações devemos tomar este mês/semana para avançar na direção desejada. Preparar planos que deixem claro para as equipes que temos um muitas coisas a fazer, mostrar claramente o caminho e como vamos percorrê-lo. Investir no que dá resultado e não no que aparece. Proteger a qualidade e o serviço ao cliente e valorizar, mais do que nunca, os funcionários que fazem o mesmo.