2028 é a nova promessa para veículos voadores

Foi lançada a nova expectativa da chegada de carros voadores: 2028. Esta tecnologia é uma promessa à humanidade há tempos. Será que estamos perto de obtê-la?

A Hyundai e a Uber Elevate estão em parceria no desenvolvimento de veículos voadores. Segundo o vice-presidente da montadora, Ricardo Augusto Martins, eles apostam no transporte aéreo “como solução ainda mais inteligente para as cidades e sustentável para o meio ambiente”.

Numa declaração durante o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea) 2021, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Martins revelou que a Hyundai vem acompanhando o avanço da sociedade e tecnologias, e que, com a saturação do mercado automotivo em iminência, somente a inovação do conceito de mobilidade poderá solucionar e suprir a sociedade e o ecossistema.

A companhia acredita na sociedade 5.0, um conceito que busca a tecnologia como meio de melhoria de vida das pessoas e maior inclusão. Dentro deste contexto, a proposta tem como base o desenvolvimento de eVTOLS (veículos elétricos com decolagem e aterragem vertical), mas que também demanda que as cidades tenham legislação e infraestrutura compatíveis com a tecnologia.

Segundo William Chernicoff, gerente sênior de pesquisa global e inovação da Toyota, para garantir que o conceito da sociedade 5.0 seja aplicado, é necessário pensar em soluções universais que sirvam também para a população de áreas suburbanas e rurais, há anos abandonadas pela tecnologia. Para William, o desafio é grande: “Temos de reconhecer que os veículos eram pensados de forma diferente e agora precisamos reinventar as soluções de mobilidade para serem mais resilientes e igualitárias a partir de novas tecnologias, big data e inteligência artificial.”

A expectativa da Hyundai para o lançamento em 2028 parece muito promissora, porém, será que 7 anos serão suficientes para o desenvolvimento de uma inovação de tal complexidade?